Coleta de água da chuva e consumo individualizado propiciam uso consciente da água

O projeto do Neo Corporate contemplou a instalação de um sistema de captação de água da chuva e armazenamento em cisterna, com o objetivo de reduzir o consumo de água e promover o uso consciente deste recurso natural. A água captada a partir de calhas instaladas no empreendimento é tratada e então destinada à limpeza das calçadas nas áreas do entorno do prédio. O recurso também é utilizado para irrigação das plantas que compõem o paisagismo entre as torres do Neo SuperQuadra.

A irrigação da vegetação é realizada por meio de um sistema especial de gotejamento, que controla a quantidade de água que cada planta recebe. A escolha das espécies também se deu em função de características alinhadas aos propósitos sustentáveis do edifício, de modo que foram privilegiadas neste projeto espécies nativas desta região, como a jabuticabeira, por exemplo, que demanda manutenção menos frequente.

Complementando as especificidades do edifício que visam o consumo consciente, todos os vasos sanitários do prédio apresentam descargas com duplo fluxo, uma tecnologia já popularizada inclusive em residências, que permite a utilização de volumes diferenciados de água para eliminação de resíduos sólidos ou líquidos. Outra característica que deve contribuir para a redução do consumo de água é o emprego de medidores individualizados em cada unidade do prédio, favorecendo o controle do consumo de água de maneira localizada.