Concluídas obras do Neo Corporate, prédio verde com certificação LEED Gold do Paraná

Neo Corporate, no Centro Cívico, foi construído a partir de tecnologias sustentáveis que possibilitaram certificação internacional

O Neo Corporate, edifício do complexo multiuso Neo SuperQuadra, no Centro Cívico, teve suas obras concluídas no início de 2013 Construída a partir de processos sustentáveis, a torre corporativa pode ser o primeiro Green Building (Prédio Verde) do Paraná com o selo LEED Gold, certificação que o edifício pleiteia junto ao Green Building Council (GBC) Brasil.

Entre os atributos que configuram o Neo Corporate como Prédio Verde destacam-se a coleta de água da chuva, destinada à irrigação dos jardins e limpeza de calçadas, e a utilização de vidros laminados especiais nas fachadas, que barram a radiação térmica e permitem entrada de luz sem refletir nos prédios laterais. O edifício ainda conta com ar-condicionado VRF, não poluente, e sistema de acendimento automático de luzes nas áreas comuns.

Além das técnicas e materiais sustentáveis empregados na obra do Neo Corporate, o prédio conta com centro de operações 24 horas pelo qual será possível acompanhar, em tempo real, informações sobre consumo de água e energia, bem como sistemas elétricos, mecânicos e hidráulicos. O edifício conta com automatização em todos os seus processos e componentes e equipe técnica altamente qualificada dedicada a essa operação, que deve garantir que todas as soluções oferecidas pelo edifício sejam utilizadas de forma correta e contínua pelos usuários.

O Neo Corporate também inova em seus elevadores, que utilizam o sistema de Antecipação de Destino e Chamada, o ADC XXI, desenvolvido pela ThyssenKrupp. A partir de terminais instalados nos pavimentos, o passageiro digita o andar de destino antes de adentrar a cabine. Com isso, o elevador agrupa em uma única viagem pessoas que vão para o mesmo andar ou próximos, reduzindo o tempo de espera e operação, com consumo de energia até 30% menor.

A área comum das torres possui um boulevard central que une as três vias públicas do entorno do complexo por meio de vegetação. O uso estratégico de recursos naturais dispensa a necessidade de muros de proteção e concilia o universo urbano da região do Centro Cívico ao projeto arquitetônico da SuperQuadra. O paisagismo conta com espécies frutíferas como jabuticabeiras, além de palmeiras e arbustos floridos, adornados por espelhos d’água.

O projeto do Neo Corporate prima pela flexibilidade. Os dez pavimentos do edifício contam com lajes de até 1000 m² cada, com possibilidade de dividi-las em até quatro conjuntos de igual tamanho. Os andares estão preparados para receber piso elevado, forro modular, luminárias de alto rendimento e sistema de ar-condicionado tipo VRF – volume de refrigeração variável, na tradução do inglês variable refrigerant flow – que possibilita controle individualizado.

Outro grande diferencial do Neo Corporate diz respeito ao estacionamento subterrâneo, que funciona de maneira independente da torre e, por isso, promove maior segurança e flexibilidade. Além de disponibilizar vagas atreladas às torres residencial e comercial que compõem o conjunto, o empreendimento também irá contar com vagas para visitantes e mensalistas. Preparado para uma nova realidade do transporte sustentável cada vez mais próxima, parte das vagas disponibilizadas possui tomadas para recarga de veículos elétricos. O edifício está situado em uma região abastecida por mais de 70 linhas do transporte coletivo, facilitando o acesso aos diferentes bairros da cidade com rapidez e comodidade.

CONCEITO

O projeto contou, desde o início, com envolvimento de profissionais de diversas áreas do conhecimento, como engenheiros florestais, geólogos e ambientalistas, que atuaram na elaboração do Relatório Ambiental Prévio. Também foi contratada a Divisão de Sustentabilidade do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) de São Paulo, responsável pela aferição das condições técnicas exigidas para certificação do Neo Corporate pelo LEED.

“Além de um diferencial para o posicionamento deste empreendimento, as facilities do Neo Corporate agregam valor à marca das companhias que serão aqui instaladas e podem estender a certificação conquistada pelo edifício aos seus processos de negócios sustentáveis”, afirma José Carlos Gulin, acionista do Grupo Noster, incorporador do Neo SuperQuadra. O complexo foi construído pela Gafisa a partir de projeto arquitetônico do escritório Baggio & Schiavon.

LEED

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é o sistema de certificação e orientação ambiental de edificações com maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo. No Brasil, há hoje 79 prédios verdes certificados na classificação LEED dos quais 43 no nível Gold, que é o segundo maior nível da pontuação, atrás do selo Platinum. No Paraná, outros dois prédios são considerados verdes pelo LEED no nível Silver.

GRUPO NOSTER

O Grupo Noster é uma corporação genuinamente curitibana que há mais de 60 anos investe no desenvolvimento e crescimento do país. Comandado por empresários que nasceram e cresceram em Curitiba, conquistou credibilidade e o respeito do mercado por entender e conhecer profundamente seus anseios e necessidades. Corporação familiar gerida dentro daquilo que há de mais moderno em termos de governança corporativa, o Grupo Noster reúne as empresas pertencentes aos herdeiros de Alfredo Gulin, um dos precursores do transporte coletivo de Curitiba. Atua nos ramos de revenda de veículos novos e seminovos, construção civil, locação de imóveis, transporte público e geração de energia, por meio das empresas Copava, Copave Multimarcas, Neo SuperQuadra, Neo Corporate, Víncere Construtora, Auto Viação Santo Antônio e Pró-Alfred Participações