Escolha dos materiais: o compromisso com a sustentabilidade em cada parte do projeto

O cuidado com a seleção de materiais e fornecedores para a construção do Neo Corporate compõe uma das ações fundamentais para assegurar sua configuração como prédio verde. Entre os critérios exigidos pelo Green Building Council (GBC) Brasil para certificação de um edifício através do selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), destaca-se o uso dos seguintes materiais e recursos:

Conteúdo reciclado

O LEED exige que pelo menos 10% dos materiais empregados na construção do edifício sejam constituídos de conteúdo reciclado, ou seja, que tenham em sua composição materiais reaproveitados.

Materiais regionais

Usar pelo menos 10% de materiais ou produtos que tenham sido extraídos, beneficiados e manufaturados a uma distância máxima de 800 km do local da obra é uma das exigências do LEED no que se refere a materiais. Esse critério tem como objetivo diminuir a emissão de gases provenientes da queima de combustíveis, que é maior quando da necessidade de realização de longas viagens para transporte de materiais. No Neo Corporate, 79,26% do custo total com materiais empregados em sua construção é referente a fornecedores localizados dentro deste raio de distância.

Madeira certificada

Utilizar um mínimo de 50% de produtos de madeira incorporada ao edifício certificados, de acordo com o Forest Stewardship Council (FSC), é outra exigência relacionada ao uso de materiais por edifícios que pleiteiam o selo LEED. O FSC é o mais importante sistema de certificação florestal no mundo e atesta que madeira e demais produtos beneficiados a partir de árvores são provenientes de florestas plantadas e que seu cultivo e extração foram realizados dentro de padrões de manejo sustentável.